FESTIVAL DE CULTURA, IDENTIDADE
E MEMÓRIA AMAZÔNIDA DE ÓBIDOS-PA
SUA PARTICIPAÇÃO
SERÁ MUITO
BEM VINDA !!!
O programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia – PROEXT-CIMA, do IFII/UFOPA, em parceria com a UFOPA Campus Óbidos, o Instituto Federal de Educação do Pará Campus Óbidos, a Prefeitura do Município de Óbidos, em especial a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação, e a Comunidade Quilombola do Arapucu, realiza nos dias 21, 22 e 23 de Novembro o: X FECIMA, o Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida no município de Óbidos-PA.
Com o sugestivo tema: “MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CULTURAS AMAZÔNIDAS: NOS TORRÕES SECOS DA FLORESTA”, o evento tem o propósito de servir de espaço de debates e divulgação de produções da Cultura, da Identidade e da Memória no Baixo Amazonas, visa incentivar as atividades culturais, promovendo expressão oral, saber popular, literatura e reflexão sobre os diversos cenários amazônidas. No evento, será apresentada ao público participante a riqueza patrimonial histórica, cultural, memorial e natural da Amazônia.
O X FECIMA serve de lugar que oportuniza atividades científicas e artísticas, incentivando o gosto pela investigação sobre culturas, memórias e identidades dos povos amazônidas. O evento na sua décima edição, apresentará a Amazônia, enquanto expressão da diversidade de identidades e como lugar de memórias, servindo assim de fala da vida efervescente na sua relação com o flúvio. Minicursos, oficinas, palestras, mesa-redonda, caminhadas e manifestações artístico-culturais, leitura dramática, expedição, exposições e noite cultural são algumas das atividades programadas.
Durante o X FECIMA será realizado o V FECIMINHA - 21 de Novembro -, com o tema: "CRIANÇA SABIDA, DA AMAZÔNIA CUIDA",. O objetivo é incentivar o público infanto-juvenil a desenvolver o hábito e o gosto pelas questões de cultura, de identidade e memória, no espaço da Amazônia.
O X FECIMA é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida.